top of page

Loja Online X Loja Física em 2022



Muitas empreendedoras estão se perguntando neste início de 2022:

Loja Online X Loja Física - Qual a melhor opção?

Na verdade a melhor opção é ter as duas! Isso com certeza. O mercado online cresceu 38% em 2021 e mesmo com o fim da pandemia, os consumidores afirmam que irão continuar consumindo online. Já as lojas físicas, tem a chance de "re-encantar" seus clientes com um experiência de compra que faça valer a pena sair de casa.


O mais importante neste cenário, é que os dois canais de vendas estejam interligados. O famoso Omnichannel continua com força total. A opção do cliente poder comprar online e retirar na loja física ou até mesmo estar na loja física mas escolher online, isso é um diferencial que está se tornando básico entre as grandes marcas.

Pra se ter as duas opções, é necessário que sua marca tenha pessoas específicas para cuidar de cada uma delas. Não adianta querer que a vendedora ou gerente dê conta de tudo... Além de não conseguir desempenhar o trabalho da melhor forma, é ilegal! Cada funcionário tem suas funções. Vendedor presencial, gerente presencial, assistente de marketing, vendedor online, etc (Cuidado!). Tenha uma equipe de vendas para a loja física e outra equipe para a loja online.

No caso da loja online, pode ser uma vendedora que tenha experiência com redes sociais e uma pessoa especializada em marketing, que possa cuidar do site e anúncios.


Pra se destacar em qualquer que seja o canal, sua marca precisa de um diferencial! Trouxe dois exemplos que amei e que rolaram no final de 2021.

No online, escolhi a Renner como referência. Fui fazer uma compra no Natal e me deparei com uma ferramenta incrível e que na mesma hora ganhou minha atenção. Veja:


Ao clicar neste ícone de máquina fotográfica, você seleciona uma imagem, que esteja em seu celular ou computador, a qual você queira alguma peça parecida, acessório ou até mesmo o look todo.

Fiz uma seleção pra vocês verem como funciona. Peguei uma foto de um look da Bruna Marquezine, e a Renner já sinalizou quais são as peças disponíveis semelhantes ao look dela. Eu gostaria da bota e obtive várias opções.


Uma ferramenta incrível onde você pode por exemplo, buscar um look parecido com o de uma blogueira ou famosa que você admira. E não precisa perder tempo procurando em todo o site.


Agora na opção loja física, meu destaque vai para a nova flagship da Havaianas, localizada na Oscar Freire. Além de linda e moderna, a loja oferece várias experiências sensoriais para os clientes, opção de customização das peças e espaços instagramáveis. Olha só:


Estes espaços instagramáveis atraem mais visitantes para a loja e produz uma "divulgação natural", onde o cliente faz questão de fotografar e marcar a loja nas redes sociais. Os provadores tem um visual incrível, com estruturas de acrílico e neles você pode selecionar a trilha sonora que deseja ouvir enquanto prova as peças. Outro diferencial dos provadores é o acesso à cadeira de rodas e carrinho de bebê. Isso faz muito diferença na hora de escolher onde comprar, concordam?!

Depois destas referências e dicas, espero que eu tenha ajudado vocês com esta dúvida. Lembrando que o mais importante, independente se sua loja é online ou física (ou as duas), é que TUDO sempre esteja funcionando perfeitamente, equipe, produtos, site, divulgação e experiência. Dessa forma você fideliza seu cliente e alcança cada vez mais sucesso!


82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Nosso Canal

Sobre

WhatsApp%20Image%202019-12-01%20at%2021.
Raquel Porto

36 anos, paulista, casada, apaixonada por Moda, Design e Empreendedorismo.

Com 20 anos de experiência no mercado fashion, adoro dividir tudo o que aprendi com mulheres que desejam ter uma marca de sucesso!

Receba nossas Novidades

Obrigado pelo envio!

Instagram

bottom of page